Resumo:
André tem duas primas, Maria e Ana, que são irmãs. Um dia, o rapaz recebeu uma mensagem electrónica (e-mail) com um pedido de salvamento e com um misterioso vídeo passando-se algures numa floresta, cuja única pessoa que nele entrava aparentava ser uma rapariga. Então ele decidiu contactar as primas para o ajudarem a descobrir quem era a tal rapariga e para a poderem ajudar.
Após uma autêntica pesquisa colectiva de detectives, de André ter ganho uma viagem para uma expedição escolar de um concurso de arqueologia e de Ana e Maria terem convencido os pais a conceder-lhes o mesmo destino, exploraram ruínas arqueológicas, conheceram um rapaz que os ajudou imenso e mostraram a sua inteligência, demonstando que eram destemidos e adoravam explorar o desconhecido. No meio desta espectacular aventura, tentam descobrir um tesouro escondido há muito tempo. Para saberem o que aconteceu e o desfecho desta incrível história, já sabem: é so ler...
Opinião:
Este livro só pode ser, sem dúvida, o resultado de muita pesquisa e sabedoria da autora, Mafalda Moutinho. O ilustrador é Umberto Stagni, a editora é a D. Quixote, a colecção chama-se "Os Primos" e este número é o nono e a sua leitura é aconselhada a partir dos dez anos. Esta história é, na minha opinião, muito didática, muito embrenhante, salpicada de sentido de humor e, principalmente, recheada de conceitos de arqueologia, literatura antiga, História Mundial e, claro, escrita de uma forma muito aliciante, cativante e rica em termos de vocabulário.
Para além de tudo isto, o "Símbolo da Profecia Maia" e toda a colecção "Os Primos" foi premiada pelo Plano Nacional de Leitura Ler+ (apesar de a foto da capa acima não ter o símbolo, talvez por ser de uma edição mais antiga, não sei) e, mais uma vez toda a colecção, foi recomendada para o ensino escolar (5º, 6º e 7º anos).
ResponderEliminarEste último número foi publicado em Maio de 2011.