sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Aventuras na Escola: Uma Rapariga Rebelde - Enid Blyton

         Resumo:

   Elizabeth Allen era uma rapariga muito mimada e egoísta. Pregava muitas partidas, era desobediente e muitas vezes insuportável. Mas chegou uma altura em que os pais tiveram de ir para fora e Miss Scott, a sua precetora, não queria ficar com a menina travessa.
   E por isso Elizabeth teve de ir para um colégio completamente contrariada e decidida a ser a aluna mais mal compurtada para ser expulsa a meio do trimestre. E com estes pensamentos foi uma das ou mesmo a pessoa que foi mais odiada no colégio Whyteleafe pelos alunos. Numa assembleia, em que eram os monitores, eleitos por todos os alunos a gerir o que se passava todas as semanas, Elizabeth foi mencionada por uma colega devido às suas atitudes e desobediências. Como perceberam o que se estava a passar, William e Rita, os principais monitores, e os restantes, engendraram um plano para fazer ver a rapariga que estava errada e que deveria continuar no Whyteleafe até ao final do trimestre. Entretanto Elizabeth ganha uma amiga devido a uma missão pedida por Rita, que fala com ela.
   Quem será que vai vencer este confronto? A teimosia da menina mimada ou a sensatez dos perspicazes monitores e alunos do colégio? Esta e outras respostas estão respondidas no livro, juntamente com a história de Joan, a amiga de Elizabeth.

 

        Opinião:
 
   É, na minha opinião, mais uma coleção de Enid Blyton cheia de ensinamentos e muito acessível. Passa-se num colégio de rapazes e raparigas e com uma característica muito especial: são os próprios alunos que tomam as decisões e que sabem ajudar os colegas quando consideram necessário. Através deste método, uma rapariga muito desagradável consegue descobrir dentro de si quem quer ser: uma rapariga de bem e que ajuda os outros.
  Tendo sido escrita em 1940, esta história é muito fácil de ler e é o ínicio de mais uma coleção de Enid Blyton que menciona factos reais e importantes. Por isso recomendo a leitura deste livro!