sexta-feira, 29 de junho de 2012

Uma Questão de Cor - Ana Saldanha


   Resumo:

 Catarina, mais conhecida por Nina, recebe como prenda de Natal um computador com uns jogos dos quais ela gosta. Mais tarde, o seu primo Daniel vem para a sua casa e para a sua escola. Preconceituosamente recebido pelos colegas de Nina, alguns deles seus amigos, vai ser prejudicado, até por professores, devido à sua cor de pele. 
  Nina não gosta nada da reação das pessoas que a rodeiam em relação a Daniel. Para piorar a situção, a avó da rapariga não está muito bem...
 Será que neste livro desenhado com muitas figuras diferentes mas de igual significado pintado de várias cores da mesma forma e com a mesma veracidade vai haver justiça?


   Opinião:

 Com a autoria de Ana Saldanha, ilustrações de José Miguel Ribeiro, da editorial "Caminho" da coleção "Livros do Dia e da Noite", "Uma Questão de Cor" é realmente um livro sobre um tema bastante comentado, o racismo, ou neste caso,o antirracismo.
 A personagem principal enfrenta uma situação difícil: um amigo seu descrimina o seu primo por ele ter uma cor de pele diferente. Esta jovem consegue, no entanto, manter a sua posição sem se deixar influenciar, o que muitas vezes não acontece, por ser mais fácil, à primeira vista, concordar com os outros hipocritamente para não se ser vítima das suas opiniões. Deste modo, este livrõ na minha opinião não é só sobre o racismo mas também sobre a hipocrisia.
  Acho que esta história é boa de se ler.


               

sexta-feira, 22 de junho de 2012

O Colégio das Quatro Torres - Enid Blyton


  Resumo:

   Diana é uma rapariga que estudara sempre em externatos até ir para o colégio das quatro torres. Estava muito feliz por entrar para um colégio interno só para raparigas. Não muito tempo depois do ínicio das aulas, Diana faz conheceu muita gente mas no entanto não conseguia que Alice se tornasse a sua melhor amiga, o que muito queria.
    Para piorar a situação, havia uma aluna da sua turma, a Benedita, que não gostava nada da colega e fazia tudo, apesar de discretamente, para a prejudicar. Pelo contrário, a Milú idolatrava a Diana pois tinha uma grande admiração por ela, uma vez que numa das ciladas da Benedita, a sua inimiga tinha salvado a rapariga indefesa.
   Também naquela altura, a novata em colégios internos aprende uma dura mas importante lição de autocontrolo que lhe virá a ser muito útil para se integrar depois de fazer algo de que muito se arrependeu. 
   Já a meio da sua estadia, mais ou menos, Diana é mais uma vez surpreendida: alguém tinha arranjado provas para a incriminar duma coisa de que ela estava inocente! Rejeitada por quase todas, a rapariga sente-se muito sozinha e sem amparo nem compreensão. Será que a verdade vai ser descoberta a tempo?

 

  Opinião:

 Outro colégio interno, outras aventuras, outras personagens, outras aprendizagens. Tal como noutras coleções de Enid Blyton, este livro é início do que parece ser mais uma série de obras cheias de emoções em catadupa. A personagem principal é rebelde mas simpática e enquadra-se no tipo de pessoa que terá muito sucesso neste colégio, mas no entanto tem inimigas que farão de tudo para não a deixar ser totalmente feliz e aceite. Após vários acontecimentos, entre eles um que a fará pensar antes de fazer o quer que seja ela vai aprender com erros a ser menos impulsiva e arrasta-nos a nós (leitores) a perceber o que se passa com ela à medida que a história vai decorrendo .
  Este livro é da editora "Oficina do Livro", é da autoria de Enid Blyton, foi editado pela primeira vez 1946 e foi reeditado, entre outras datas, em Abril de 2012, sendo o primeiro volume duma coleção.