sexta-feira, 29 de junho de 2012

Uma Questão de Cor - Ana Saldanha


   Resumo:

 Catarina, mais conhecida por Nina, recebe como prenda de Natal um computador com uns jogos dos quais ela gosta. Mais tarde, o seu primo Daniel vem para a sua casa e para a sua escola. Preconceituosamente recebido pelos colegas de Nina, alguns deles seus amigos, vai ser prejudicado, até por professores, devido à sua cor de pele. 
  Nina não gosta nada da reação das pessoas que a rodeiam em relação a Daniel. Para piorar a situção, a avó da rapariga não está muito bem...
 Será que neste livro desenhado com muitas figuras diferentes mas de igual significado pintado de várias cores da mesma forma e com a mesma veracidade vai haver justiça?


   Opinião:

 Com a autoria de Ana Saldanha, ilustrações de José Miguel Ribeiro, da editorial "Caminho" da coleção "Livros do Dia e da Noite", "Uma Questão de Cor" é realmente um livro sobre um tema bastante comentado, o racismo, ou neste caso,o antirracismo.
 A personagem principal enfrenta uma situação difícil: um amigo seu descrimina o seu primo por ele ter uma cor de pele diferente. Esta jovem consegue, no entanto, manter a sua posição sem se deixar influenciar, o que muitas vezes não acontece, por ser mais fácil, à primeira vista, concordar com os outros hipocritamente para não se ser vítima das suas opiniões. Deste modo, este livrõ na minha opinião não é só sobre o racismo mas também sobre a hipocrisia.
  Acho que esta história é boa de se ler.


               

Sem comentários:

Enviar um comentário