domingo, 15 de Agosto de 2010

A Vida nas Palavras de Inês Tavares - Alice Vieira

                Resumo:
 
          Este livro é um diário duma personagem chamada Inês Tavares. Ela tem treze anos e as suas grandes paixões, como ela diz, são a paz no mundo, o chocolate, e o Brad Pitt. Tudo isto começou quando no Natal esta pediu um I-pod e recebeu um diário da sua avó, para, como ela disse, "guardar lá todos os seus segredos". No fim de um ano, Inês apenas conclúi que, quer tenha escrito os seus segredos ou não, gostou de escrever aquele diário, apesar de só escrever quase uma vez por semana porque não tinha paciência para mais e nessa vez se perder com tudo o que formava - palavras, frases e parágrafos.



              Opinião:
         É interessante, divertido, tem 135 páginas que se lêem num instante, uma grande autora, e foi escrito em 2008 para 10-12 anos.

quinta-feira, 12 de Agosto de 2010

A Lua não está à Venda - Alice Vieira

          Resumo:
      
       Ao contrario do que parece, aqui a Lua não é o astro mas sim parte do nome de um café. Fala sobre a sua dona Estrela e a filha e também dos próprios clientes. O dia-a-dia do café é muito atarefado mas é quase sempre a mesma coisa. Até que um dia o dono do café da frente propõe comprar o "Lua Cheia" à D.Estrela.


          Opinião:

       É um livro giro, com 171 páginas, para mais ou menos os 10-12 publicado por Alice Vieira em 1988.

segunda-feira, 9 de Agosto de 2010

A Casa das Bengalas - António Mota

                                     
           Resumo:
     
            Este livro fala-nos de um rapaz, a que lhe chamam Tião, que vivia na cidade. Um dia os pais dele decidiram ir visitar o avô que morava na aldeia. Mas tiveram uma triste surpresa: este estava doente. Após muito tempo a tentar convencê-lo, o avô foi então para um hospital e Tião e a mãe ficaram lá na aldeia e o pai foi de novo para casa. Quando o avô se acabou de tratar, a mãe da Tião convenceu-o a ir para a cidade, mas após uma coisa que eu não vou dizer aqui voltou para a aldeia. Mas, passados uns tempos, mudou-se para um lar e a família visitou-o sempre. Para mais promenores, o melhor é mesmo ler o livro.

              Opinião:

            É um livro muito interessante, tem 161 páginas, e é mais ou menos para 10/12-14 anos e foi escrito em 2002 por António Mota da colecção "Livros de António Mota".

domingo, 8 de Agosto de 2010

Charlie e a Fábrica de Chocolate - Roald Dahl

          Resumo:

        Charlie é muito pobre e vive com os pais e os quatro avós. Mal têm que comer, pois o único que arranjou emprego, o pai do menino, trabalhava imenso era muitíssimo mal pago. Charlie só podia ter uma tablete de chocolate Wonka, que eram as mais saborosas, uma vez por ano, quando fazia anos, e isso resumia-se às poupanças anuais dos pais. Até que um dia, apareceram na rua cartazes a dizer que o senhor Willy Wonka, dono da fábrica de chocolate dessa rua, a maior do mundo, autorizava cinco crianças a visitar a fábrica dele, e que iria pôr cinco bilhetes dourados em cinco tabletes Wonka, e quem os encontrasse poderia mesmo visitar uma fábrica em que nunca ninguém mais entrou sem ser Wonka, pois não havia trabalhadores. Conseguirá Charlie, tão bem educado, mas com direito a apenas uma tablete de chocolate por ano entrar naquela fábrica, o seu único sonho, e encontrar um bilhete dourado contra todas as crianças do mundo? É "ler", para crêr.
              
          Opinião:
 
           É um livro muito bom, que deixa duas grandes mensagens. Pode ser lido mais ou menos pelos 8-12 anos, tem 209 páginas, com ilustrações, e foi escrito perto de 2003. Esta obra de Roald Dahl também já foi adaptada ao cinema com Johnny Depp no papel de Willy Wonka.

O Amigo do Computador - Maria Teresa Maia Gonzales

         Resumo:

         Este livro é um teatro que fala sobre um rapaz de 14 anos chamado Sérgio que recebeu um computador. Ele nunca de lá sai, passa noites inteiras lá, começa a tirar más notas, não vai à escola... Os irmãos estão muito preocupados e a mãe também, mas o rapaz não tem emenda. Até que algo mau acontece...

      Opinião:

       É um livro engaçado, e fala de um tema muito actual. É mais ou menos para 10-12 anos, tem 93 páginas e foi escrito em Abril de 2004.

sábado, 7 de Agosto de 2010

João e o Segredo dos Gnomos - Maria da Conceição Galveia Ferreira

   Resumo:
  
   Este livro conta-nos a o início da história de João, quando muda de Lisboa para o Algarve com a família. No início estava muito aborrecido, mas, depois, foi-se habituando à nova vida. Começou a contactar mais com a Natureza, e isso fê-lo conhecer os quatro espíritos desta, o Ar, a Água, a Terra e o Fogo e como protegê-los. Até vai chegar a salvar duas amigas de um incêndio provocado pelos inimigos dele.

   Opinião:

    É muito giro, mas o que gosto mais nele é o apelo que faz para a proteção da Natureza. É para idades entre os 10-14, sensivelmente, tem 148 páginas e foi escrito em 2000.

Lote 12, 2º Frente - Alice Vieira

     Resumo:

    Mariana, os pais e a irmã Rosa decidiram mudar de casa. No início tudo pareceu muito difícil para Mariana, mas com o passar do tempo habituar-se-à a todas estas mudanças de hábitos, de vizinhos, da casa que é diferente, e até da fúria de quando não consegue ligar a luz porque não sabe onde está o interruptor. Mas até lá muito vai acontecer inclusive um acontecimento muito especial.

     Opinião:

    É um livro onde estão sempre a acontecer coisas e todos os capítulos são diferentes, como a autora faz sempre, e por isso é interessante e fácil de ler. É mais ou menos para os 10-14 anos, sensivelmente. Tem 142 páginas e foi escrito por Alice Vieira em 1980.

quinta-feira, 5 de Agosto de 2010

História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar - Luís Sepúlveda

   Resumo:
 
  Este livro fala sobre um gato grande, preto e gordo, chamado Zorbas. Os donos estavam de férias e ele tinha uma pessoa que lhe ia dar de comer todos os dias. Até que um dia uma gaivota cheia de petróleo foi dar à varanda dele a pedir socorro pois uma maré negra tinha-a atingido. Ela estava prestes a ter um ovo mas pensava que iria morrer antes, então, pediu ao gato três favores... Que têm de ler para saber!
   
   Opinião:

 É um livro muito giro para pessoas com idade a partir dos 8, mais ou menos, e tem uma história muito bonita, com 121 páginas, escrito por Luís Sepúlveda, em 1996. Leiam-no!